Nadador santista conquista três ouros no Pan-Americano de Surdos
O atleta santista Guilherme Maia também garantiu uma vaga nas Olimpíadas de Surdos de 2013.

As últimas vitórias do nadador santista foram no Pan-Americano de Surdos, que está sendo realizado na piscina olímpica do Parque Aquático da Unisanta, até a próxima segunda-feira. Mesmo lesionado, o atleta conquistou seis medalhas.
No dia primeiro de junho, 15 dias antes de começar o Pan-Americano, o nadador rompeu o ligamento do joelho esquerdo e ainda não sabe se precisará passar por cirurgia. Mesmo assim, fez fisioterapia e não treinou até a estreia da competição. Guilherme só soube que iria participar momentos antes da primeira prova, quando entrou na piscina e decidiu, sem a orientação do médico, que iria nadar.
Na última sexta-feira, ele venceu a prova de 50 metros borboleta, na qual obteve a classificação para os jogos olímpicos. Ainda no primeiro dia da competição, ele ficou com a medalha de prata nos 200 metros borboleta. No sábado, Maia ganhou mais quatro medalhas: ouro nos 100 metros livre e 100 borboleta e bronze nos 50 metros livre e revezamento 4/2. Apesar do bom desempenho, o atleta está chateado com a lesão.
- Eu estava muito preparado para a competição, mas aí sofri essa lesão no joelho e fiquei bastante chateado. Meu desempenho está bom, mas poderia estar melhor se eu não tivesse me machucado. Mas estou indo bem.

A mãe do atleta conta que quando começou a nadar, ele tinha dificuldade para saber quando era a largada da prova, mas facilmente superou o problema.
- Eu dava um tapinha nele ou fazia sinais e então ele sabia quando tinha que pular.

- O esporte pra mim é tudo. Na água foi onde tudo começou.
Andrea lembra de uma ocasião, quando o nadador pediu que fizesse uma piscina em seu quarto.
- Ele vive na água, a natação é a vida dele.
Porém, nem só de natação vive o atleta. Além do esporte, Guilherme também tem outras atividades. Ele está no segundo ano da faculdade de Educação Física e já está fazendo estágio em uma escola.
Quando terminar o Pan-Americano de Surdos, ele vai esperar a definição para saber se terá que operar o joelho. A recuparação da cirurgia é de cerca de quatro meses, mas o nadador brasileiro quer estar pronto para os jogos olímpicos.
- Não sei se vou ficar 100% para as Olímpiadas depois da operação, mas vou fazer muita fisioterapia para chegar bem.
E a vontade não é só de competir, mas também de sair vitorioso.
- Meu sonho é conquistar uma medalha de ouro nas Olímpiadas do ano que vem.
Guilherme ainda tem mais três provas pra disputar nos Jogos Pan-Americano de Surdos: 200 metros livre e os revezamentos 4x100 4 estilos e 4x100 livre. A próxima competição do nadador será os Jogos Regionais, em novembro, representando a cidade de Bertioga.

Nenhum comentário:
Postar um comentário