DAVID E O MUNDO DO ESPORTE - TUDO SOBRE ESPORTE - FUTEBOL,VOLEI,FUTSAL,NATAÇÃO,UFC E F1

quarta-feira, 4 de julho de 2012

CORINTHIAS


Idealizador de mosaicos do Timão larga carreira para realizar sonho

Rogério Bandeira era professor de sociologia, mas teve de parar de lecionar depois que a diretoria de marketing do Corinthians o chamou

Por Leandro Canônico São Paulo
26 comentários
Mosaico do Corinthians (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)A turma que ajuda a fazer os mosaicos do Timão
(Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)
Seria muito simples dizer apenas que Rogério Bassetto, 37 anos, largou a vida de professor de sociologia para se dedicar à confecção de bandeiras e mosaicos para o Corinthians, muito embora seja algo, no mínimo, curioso. Mas a história de Rogério Bandeira, como é conhecido em Santo André, é mais inusitada. A mudança na carreira não foi uma oportunidade, mas a realização de um sonho de criança.
– Desde que vi a torcida do Corinthians em um jogo aqui no Santo André, carregando suas bandeiras, eu tenho um amor platônico por tudo isso. Tanto que quando as minhas professoras faziam aquela tradicional pergunta “o que você quer ser quando crescer?”, eu respondia: quero fazer bandeiras para a torcida do Corinthians – diz o artista Rogério Bandeira.
E tudo começou assim mesmo. Desde 1992, o corintiano começou a desenhar e confeccionar as bandeiras gigantes para as torcidas organizadas. Alguns anos atrás, ele resolveu ousar e começar a fazer mosaicos, como o do coração corintiano na semifinal da Libertadores, contra o Santos. Mas chamou a atenção da diretoria de marketing do Timão mesmo em 2010, ano do centenário. Foi, então, “contratado”.
– Eu vivo atualmente de fazer bandeiras para as torcidas organizadas e também para empresas, faculdades, etc. Meu trabalho para a diretoria de marketing do Corinthians com o mosaico é voluntário. Não cobro a mão de obra, eles pagam apenas o custo do material (não divulgado). Resolvi não cobrar para manter a essência do torcedor, do amor ao clube – explicou o artista.
Mosaico do Corinthians (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Na parede da casa de Rogério Bandeira, fotos do Corinthians dividem espaço com gente como Lula, Gandhi, Che Guevera, os Beatles e até... Osama Bin Laden! (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)
Para a grande final da Libertadores, nesta quarta-feira, às 21h50, contra o Boca Juniors, no Pacaembu, Rogério projetou um “Vai, Corinthians” enorme. Na arquibancada atrás do gol, uma bandeira gigante terá o “Vai”. E nas cadeiras laranjas, um enorme mosaico com o “Corinthians” será organizado. Nesse espaço são 7.200 peças de 50 x 70 centímetros.
A logística para que minutos antes da decisão esteja tudo certo é complexa. Nesta quarta-feira, às 14h, dois ônibus, com todo material e 100 pessoas, saem de Santo André com destino ao Pacaembu. Lá, Rogério Bandeira coordena a organização, sempre checando tudo no desenho que fez a mão, em folhas quadriculadas. Há imprevistos, sim, mas ele está preparado para isso também.
– Por conta das entradas para a arquibancada, às vezes temos alguma diferença. Mas temos como mudar isso na hora. Nós montamos, um amigo tira a foto, me mostra e, se está errado, fazemos tudo de novo. Nesse jogo, nos minutos finais, o estádio será também fechado com tiras pretas e brancas. Pretendemos fazer isso cinco minutos antes do apito final – comenta Bandeira.
Além da bandeira gigante, do mosaico e das tiras pretas e brancas, o Pacaembu também será enfeitado com milhares de balões, faixas e bandeirinhas.
Mosaico do Corinthians, Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com)No jogo contra o Santos, mosaico simulava batimento cardíaco (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Traidor, mercenário...
Rogério Bandeira é fanático pelo Corinthians. Vive vestido com camisas do clube e mora nos fundos do galpão onde confecciona as bandeiras para as torcidas organizadas. Ele, sim, vive de Corinthians. Mas em 2006, contratado por uma grande empresa, teve de fazer bandeiras para São Paulo e Palmeiras.
– No primeiro momento me senti um pouco mercenário, mas depois vi que o dinheiro compensou. Senti também que estava traindo o Corinthians, mas quando vi que meus tios palmeirenses ficaram felizes, assim como os meus primos são-paulinos, isso tudo passou – diz o artista.
Para fazer mosaicos de rivais, Rogério Bandeira ainda não foi contratado. Até aceitaria fazer, mas com uma condição:
– Eu teria de ver de casa, na televisão. Não ficaria para o jogo – brinca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário